Projeto Web - Portal de economia Projeto Web - Câmara Mundial da Indústria e Comércio Projeto Web - Carlos Muzzi - Músico Projeto Web - ONG SOS ITUPARARANGA
A Usabilidade como fator crítico de sucesso.

O seu projeto web (portal informacional, B2B, B2C) utiliza tecnologia de última geração e oferece sofisticadas funcionalidades que irão permitir ao usuário grande controle no uso das informações e gerar para sua empresa lucro nas transações realizadas, economia e rapidez.


E se o usuário não conseguir usar o sistema?

Quanto mais sofisticadas se tornam as soluções web, maior o desafio de garantir que estas soluções possam ser entendidas e utilizadas de forma bem sucedida por seus usuários.

É por isso que a usabilidade deve ser vista como um fator fundamental para o sucesso do seu negócio. Quanto mais efetiva for a experiência interativa do usuário, mais satisfeito ele ficará e maior serão as chances de que ele retorne outras vezes ao site.


A aplicação consistente de métodos centrados no usuário em projetos web poderá permitir:

  • Menor custo de desenvolvimento e manutenção dos projetos;
  • Maiores vendas e satisfação do consumidor;
  • Maior produtividade e eficiência operacional;
  • Menor demanda de suporte;
  • Menor custo de treinamento;
  • Maior retenção dos consumidores;
  • Maior valor agregado a marca.



  • Treine o seu site para atender bem a seus clientes

    Os funcionários da sua empresa são treinados para atender bem a seus clientes e ajudá-los a obter as informações que desejam. Na internet, o próprio site é responsável por este atendimento. Se os usuários tiverem dificuldade ou não conseguirem localizar a informação ou produto que desejam, na primeira vez que visitam o site, talvez eles não voltem, afinal, usuários insatisfeitos podem se tornar clientes de outras empresas.

    Usabilidade mede a eficácia, eficiência e satisfação com a qual usuários podem atingir objetivos específicos em um ambiente particular

    Vamos ver cada um dos três componentes da qualidade de uso de interfaces mencionados:


    Eficácia
    O usuário conseguiu completar a tarefa que se propôs?
    Ele conseguiu achar o produto ou informação que precisava?
    A capacidade do sistema de suportar e direcionar o usuário a completar sua ação interativa, pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto web
    "75% dos entrevistados abandonam o carrinho de compras sem finalizar a compra." (Bizrate.com, 2008)

    Eficiência
    Quanto tempo o usuário levou para localizar uma dada informação ou produto?
    Quanto tempo ele levou para preencher o formulário?
    Usuários podem abandonar um site caso o tempo percebido para localizar uma informação esteja acima do esperado.
    "Mais de 83% de usuários de internet abandonam um site se eles sentirem que serão necessários muitos cliques para achar o que procuram." (Arthur Andersen, 2008)

    Satisfação
    A satisfação do usuário com o site também está diretamente relacionada a sua capacidade de prover uma experiência interativa relevante. Como conseqüência, a credibilidade do projeto é reforçada:


    Como e quando usar?
    A usabilidade deve ser vista como uma prioridade estratégica contínua devendo fazer parte de todo o ciclo de desenvolvimento de um projeto web.

    Ao detectar problemas relacionados a usabilidade durante as fases iniciais do projeto, o custo e o tempo necessários para a sua correção são infinitamente menores do que se forem percebidos apenas em sua versão publicada.

    "Uma vez que um software esteja em desenvolvimento, corrigir um problema pode custar até 10 vezes mais do que corrigir o mesmo problema no design. Caso o software tenha sido lançado, este custo pode ser de até 100 vezes." (Gibb, 1998)

    Fonte: Usabilidade BR

    | Home | Web | Multimídia | Mídia 3D | Mídia Impressa | Contato | E-mail |
    F: 55 11 3781-9445 - R. Miguel Arnaudas, 428 - 05572-110 - Parque Ipê - São Paulo - SP - Brasil - Copyright © PR5. Todos os direitos reservados.